Acessar a biblioteca do Calibre pelo Kobo utilizando wifi

Pessoal, este é um tutorial que pode ser de grande ajuda para algumas pessoas. Eu apresento uma forma de acessar a biblioteca do calibre diretamente pelo Kobo. Dessa forma, você pode baixar algum livro que está no Calibre sem ter que conectar o Kobo no computador, apenas utilizando o wifi. É algo simples, mas fiquem atentos durante a configuração.

Primeiramente, acesse o menu “Preferências” no calibre e na seção “Compartilhando” acesse a opção “Compartilhando pela Rede”.

Screenshot_1
Figura 1: Primeiro passo para configurar o servidor local para compartilhar livros com o Kobo.

 

Na aba aberta, terá algumas opções de configuração, mas não é necessário alterar todas.  No meu caso, precisei alterar a porta do meu servidor, que, por padrão, será 8080. Caso esta porta funcione para você, não há necessidade de alterar essa parte.

A segunda opção é alterar para que o servidor seja iniciado automaticamente sempre que eu abrir o Calibre. Dessa forma, você não terá que ficar lembrando de sempre iniciar o servidor manualmente. Veja a imagem abaixo para localizar tais opções.

 

2
Figura 2: Alteração de porta e modo de iniciar do servidor. Apenas altere a porta se a padrão não funcionar.

Feito isso, você pode clicar em “Iniciar Servidor” (localizada no canto inferior esquerdo da figura 2). Contudo, para acessar os arquivos da biblioteca pelo Kobo,  é preciso ter o endereço de IP associado ao Calibre, então aconselho a iniciar o servidor pela opção “Conectar / Compartilhar”, como mostra a imagem abaixo:

3

 

Nessa opção ( “parar servidor…” na imagem acima, “iniciar servidor…” na tela de vocês) mostra o IP relacionado e a porta utilizada para o servidor (que estão rabiscados em vermelho na imagem acima).

LEIA  Gerenciar coleções de livros automaticamente utilizando o Calibre

Com essas duas informações em mãos, acesse o navegador do seu Kobo e digite “http://seuip:8080” (sem aspas) e clique em “ir” para pesquisar.  Seuip será o mostrado na hora que iniciar o servidor no calibre e a sua porta é que será mostrada lá também. Se não tiver alterado sua porta, será 8080 (que é o padrão, como eu disse lá em cima). Caso tenha alterado, no lugar de 8080 bastará colocar a porta que você escolheu.

Os resultados se encontram nas imagens abaixo:

 

 

4


5

 


6

 

OBS.: Talvez alguns tenham problema na hora de iniciar o servidor. Caso aparecer uma mensagem de erro falando que a porta em questão não está disponível, deixe algum comentário na publicação para que eu possa ajudar a corrigir esse erro.

Você também pode gostar de: