Adicionando funções extras no Kobo

O Kobo é um produto que possui um software com muito potencial, apesar das falhas e/ou limitações conhecidas. Mas tem evoluído nas últimas atualizações com novas funções. Porém, certas funções acabam ficando de fora da versão final, mas a adição de simples códigos permite que você possa usá-las. Segue abaixo um tutorial de como adicionar algumas funções que podem ser úteis (ou não) para o usuário.

Informações gerais:

  • Todas as funções são adicionadas acessando o mesmo arquivo do Kobo, o qual se encontra na seguinte pasta: KOBOEreader → .kobo → Kobo → Kobo eReader.conf. Para acessar a pasta, conecte o Kobo no computador. Não abra o programa Kobo Desktop durante o processo. A figura abaixo mostra o arquivo que será editado.
e1
Figura 1: Arquivo que será editado para adicionar as novas funções.
  • Para abrir o arquivo, indico o programa Notepad ++. O link para download é: https://notepad-plus-plus.org/download/ . Não indico usar o bloco de notas do Windows porque ele costuma alterar toda a formatação do documento.
  • Com o Notepad++ instalado, clique com o botão auxiliar sobre o arquivo Kobo eReader.conf e selecione a opção “Edit with Notepad++”. No arquivo aberto, encontre a linha “ [FeatureSettings] “. Obs.1: Caso o seu arquivo não possua essa linha, basta criá-la no mesmo formato mostrado na figura abaixo.
e2
Figura 2: Linha que será editada para as novas funções.
  • IMPORTANTE! Desativar alguma função é tão simples quanto adicionar elas. Basta apagar o código que adicionou e salvar o documento que tudo volta a normalidade de antes.
LEIA  Como adicionar novas fontes no Kobo

Siga os passos abaixo para adicionar as funções que desejar.

1ª Função: Salvar anotações em um bloco de notas

Essa é uma função muito bem vinda para todos. Para adicionar essa função, copie e cole logo abaixo da linha [FeatureSettings] o seguinte código: ExportHighlights=true

Salve o arquivo, retire o Kobo com segurança, reinicie o aparelho e a função “ Exportar Destaques” aparecerá quando pressionar e segurar sobre algum livro, como mostra a imagem a seguir:

e3
Figura 3: Função de exportar anotações para um bloco de notas no Kobo.

Obs.2: Os arquivos de textos são salvos na pasta do Kobo. Para acessá-los, basta conectar o aparelho no computador, acessar a pasta do Kobo e copiar que as notas estarão salvas no diretório.

 

2ª Função: Visualizar estatísticas individuais de qualquer livro da biblioteca

No Kobo, podemos visualizar apenas a estatística do livro que estamos lendo e uma estatística geral da biblioteca. Essa nova função permite visualizar as estatísticas individuais de qualquer livro na biblioteca, bastando pressionar e segurar sobre o livro que a opção “Estatística de leitura” aparecerá. Essa opção também pode ser vista na figura 3.

Para adicionar essa função, copie e cole logo abaixo da linha [FeatureSettings] o seguinte código: BookSpecificStats=true

Salve o arquivo, retire o kobo com segurança, reinicie o aparelho e a função “Estatísticas de Leitura” aparecerá quando pressionar e segurar sobre algum livro.

3ª Função: Tirar screenshot no Kobo

Essa função pode ser interessante caso queira compartilhar alguma imagem do seu Kobo com alguém. E a qualidade é boa, como pode ser vista na screenshot mostrada nesse tutorial. E a imagem é colorida!

LEIA  Gerenciar coleções de livros automaticamente utilizando o Calibre

Para obter a screenshot, basta pressionar o botão liga/desliga do aparelho que a screenshot será tirada. Aparentemente nada acontece, pois a tela não pisca e nem dá nenhum sinal de que algo foi feito, mas sua screenshot foi tirada, pode ficar tranquilo.

Para adicionar essa função, copie e cole logo abaixo da linha [FeatureSettings] o seguinte código: Screenshots=true

Salve o arquivo, retire o kobo com segurança e a função já estará funcionando.

Obs.3: As screenshots são salvas na pasta do Kobo. Basta acessá-la por um computador e copiá-las.

Obs.4: O único inconveniente dessa função é que ela não permite que você desligue o aparelho pelo botão liga/desliga. Esse botão terá apenas a função de tirar screenshot. Contudo, se você usa uma capinha magnética, o aparelho é desativado normalmente.

Adicionarei mais funções em breve. Coloquei apenas essas por enquanto porque: 1- algumas que eu usava foram adicionadas nas ultimas atualizações oficiais; 2- outras pararam de funcionar ou não tem uma função muito clara.

É isso. Em caso de dúvida (ou dica) deixe um comentário.

 

LEIA  Acessar a biblioteca do Calibre pelo Kobo utilizando wifi

Você também pode gostar de: