Adicionar leitores alternativos para o Kobo

Esse tutorial mostrará como instalar os leitores alternativos KoReader e CoolReader no seu leitor digital da Kobo. Esse modo de instalação é interessante pois é criado uma espécie de menu inicial onde pode-se escolher qual sistema utilizar naquele momento (semelhante um dual boot no computador). Além disso, você não perderá nada que se encontra no dispositivo, pois não é necessário formatar o sistema original.

Então vamos lá:

Primeiro Passo

Baixe o arquivo KBStartMenu_08.zip que se encontra no link abaixo:

https://www.mobileread.com/forums/attachment.php?attachmentid=143240&d=1445986392

Clicando no link acima o download iniciará automaticamente. Em caso de novas versões deste arquivo, atualizarei esta informação para que ninguém faça o download de uma versão defasada.

Esse é um arquivo .rar. Extraia ele para uma pasta vazia e você terá os seguintes arquivos:

7

Conecte o Kobo no computador e copie a pasta “kbmenupngs” para a pasta raiz do dispositivo (pasta raiz é aquela primeira tela quando se acessa a partição do Kobo: Meu Computador KOBOeReader). Depois de copiar na pasta raiz do dispositivo, desconecte o aparelho com segurança, reinicie o mesmo e verifique nos arquivos do Kobo se as imagens (exit_nickel.png, switchtokoreader.png, etc…) estão lá. Apenas verifique se as imagens estão na biblioteca do aparelho, não abra as imagens.

Segundo Passo

Reconecte o Kobo no computador e copie o arquivo “KoboRoot” para a pasta “ .kobo “ do aparelho (KoboRoot é o arquivo que aparece com formato do winrar na Figura 1. Não extraia o conteúdo desse arquivo). Os meus arquivos, mostrados na figura abaixo, são diferentes porque o meu Kobo já está com os leitores instalados. A imagem serve como referência à pasta na qual deve copiar o arquivo KoboRoot.

LEIA  Como adicionar novas fontes no Kobo

8

 

Certifique-se que copiou para a pasta “ .kobo  “ . Não confunda com a pasta .kobo-images ou qualquer outra pasta.

Desconecte o Kobo com Segurança. Aparecerá uma tela mostrando que o Kobo está sendo atualizado. Espere até que a atualização seja finalizada.

Terceiro Passo – Instalado o KoReader

Acesse o link https://github.com/koreader/koreader/releases e baixe apenas o arquivo koreader-kobo-arm-linux-gnueabihf-vXXX.zip. Os outros são para android, kindle e outros. Baixe a versão mais recente disponível. Nesse passo estaremos instalado o KoReader. (Atualização: você pode baixar o Koreader pelo link a seguir: http://build.koreader.rocks/download/nightly/)

Extraia o arquivo baixado para uma pasta. A figura abaixo mostra os arquivos extraídos.

9

 

Copie a pasta “ koreader “ para a pasta “.kobo” (caso esteja instalando o KSM07, deve-se copiar para a pasta “ .adds “) no diretório do Kobo, como mostra a figura a seguir:

Obs.: Quando eu digo copiar a pasta, é apanas a pasta mesmo. Não confunda copiando todos arquivos dentro da pasta extraída para colocar no dispositivo.

Caso queira apenas instalar o KoReader, basta desconectar o Kobo com segurança e ligar o aparelho. Deverá aparecer um menu para você escolher se inicia o sistema oficial do Kobo ou o Koreader. Contudo, se também deseja instalar o CoolReader, siga para o quarto passo sem desconectar o aparelho.

Quarto Passo – Instalando o CoolReader

Acesse o link http://www.pbchess.vlasovsoft.net/en/index.html , baixe a versão mais recente do arquivo pbchess  e extraia os arquivos para uma pasta. A imagem abaixo mostra os arquivos extraídos.

LEIA  Acessar a biblioteca do Calibre pelo Kobo utilizando wifi

11

Copie o arquivo “ KoboRoot “ para a pasta “ .kobo “ do aparelho. Não extraia o conteúdo desse arquivo. Certifique-se que copiou para a pasta .kobo . Não confunda com a pasta .kobo-images ou qualquer outra pasta.

Desconecte o aparelho com segurança e novamente irá aparecer a tela mostrando que o dispositivo está sendo atualizado. Aguarde até que a instalação seja concluída.

Após isso aparecerá o menu iniciar em você escolhe qual leitor quer iniciar.

Obs.2: Caso você conecte o Kobo no computador após a instalação dos novos sistemas e ele não for reconhecido, basta ir na opção “usb” no novo menu inicial e selecionar a função ‘’ usb enable.sh “. O mesmo para o Wifi.

É isso aí. Em caso de dúvida basta deixar seu comentário.

 

Você também pode gostar de: