Gerenciar coleções de livros automaticamente utilizando o Calibre

Aqueles com muitos livros na biblioteca do Kobo com certeza devem organiza-los separando por coleções. Uns separam por autor, outros por sagas, outros por gêneros e por aí vai. Contudo, quando se tem muitos livros, criar cada coleção no Kobo e adicionar livro por livro nela fica algo extremamente maçante e improdutivo. Com isso, vou mostrar como eu faço para que o Calibre crie essas coleções automaticamente e como vocês podem configurar para criar o tipo de coleção que acharem melhor.

Primeiro Passo – Instalando o Calibre

Primeiramente, tenha o calibre instalado no Computador (óbvio). Caso não tenha ainda, faça o download no site http://calibre-ebook.com/ e instale.

Segundo Passo – Editando os metadados dos livros

É essencial que você tenha os metadados de seus seus livros atualizados e corretos. Para editar os metadados do livro, basta clicar no botão “Editar Metadados” que fica no canto superior esquerdo do Calibre. Na janela que abrir, verifique se as informações estão corretas e, caso não estiver, altere com as informações corretas sobre o livro (nome do autor, id, data, serie (saga), etiquetas (etiquetas são as tags. Eu geralmente coloco os gêneros dos livros nesse espaço). Com todos os metadados atualizados, siga para o próximo passo.

Dica: Caso seja um usuário acostumado com o Calibre, uma opção é procurar por plugins que tem como função adicionar e atualizar metadados de livros automaticamente. Assim, não será preciso fazer tudo manualmente.

LEIA  Adicionar leitores alternativos para o Kobo

Terceiro Passo – Configurando o dispositivo

Conecte o Kobo no computador (sem abrir o Kobo Desktop), e execute o Calibre. Com o Calibre aberto e o Kobo conectado, terá um botão “Dispositivo” no menu superior. Clique na setinha que fica ao lado do botão e depois clique em “Configurar este dispositivo” .c1

Agora ficará clara a importância dos metadados corretamente preenchidos. Após clicar em “configurar este dispositivo“, a seguinte janela será aberta:

c2

Na primeira opção tem-se “Selecione os formatos disponíveis e sua ordem para este dispositivo”. Aqui, eu não altero nada, pois os formatos mais comuns já estão marcados corretamente. Contudo, caso queira adicionar algum formato diferente, fique à vontade.

Deixe marcadas as opções “Ler metadados dos arquivos no dispositivo” e “Use subdiretórios”.

Na opção “Salvar modelo’’, deixe como está no seu dispositivo. No meu caso é “{author_sort}/{title}-{authors}”.

Agora vem uma das partes essenciais:  Onde aparece que “O Kobo de firmware V2.0.0 suporta estantes de livros…” é o lugar em que escolhemos qual tipo de coleção vamos criar. No meu caso, eu separo minhas coleções por autores. Logo, coloquei “autores” na caixa, como mostra a figura acima. Além disso, marquei as opções “Apagar prateleiras vazias”, “Criar prateleiras”, “Atualizar capas de livros” e “Mantenha a proporção de imagem da capa”.

LEIA  Adicionando funções extras no Kobo

Caso queira que o Kobo crie coleções relacionadas aos gêneros de livros, por exemplo, coloque “etiquetas” substituindo “autores”. Caso queira separar por editoras, coloque ‘’editoras’’ e assim por diante. Entenderam? Basta colocar o metadado relacionado a coleção que você quer que seja criada automaticamente. Após clicar em “OK”, será preciso reiniciar o Calibre.

Obs.: Quando eu coloquei a forma que eu queria as coleções, eu escrevi “authors” , não “autores“. Como o calibre alterou para “autores”, provavelmente não importa ser em inglês ou português. Basta seguir os metadados. Fiquem a vontade para marcar outras opções, caso elas sejam do interesse de vocês. No meu caso, eu poderia separar pelos seguintes metadados:

c3

 

Quarto Passo – Enviando os livros para o Kobo

Para finalizar, desconecte o Kobo do Calibre e clique no botão “Preferencias”, que fica no lado superior direito do Calibre. A seguinte janela será aberta:

c4

Clique na opção em destaque na imagem, que é “Enviando livros para o Dispositivo”. Na nova janela aberta, a primeira opção será “Gerenciamento de Metadados”. Nessa opção, escolha “Gerenciamento Automático”.

Feito tudo isso, conecte o Kobo novamente e envie alguns livros para o dispositivo para confirmar se funcionou. Acesse as suas coleções no Kobo e verá que elas já foram criadas automaticamente. Sempre que enviar livros o Calibre gerenciará tudo automaticamente!

LEIA  Como adicionar novas fontes no Kobo

Há como criar novas opções de metadados (criando colunas no Calibre). Esse será assunto para um futuro tutorial.

Espero que este tutorial seja útil para vocês. Qualquer dúvida deixe um comentário.

Você também pode gostar de: